Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sardella

Procedente da Região da calábria, a sardella, que na iália é conhecida por "Caviale del sud" ou "caviale dei Polveri". Na verdade existem vários nomes dados rosamarina, whitebait, Mustica, também chamado de caviar dos pobres, ou caviar do sul.(o nome sardela, quer dizer sardinha em italiano).

Este é um molho feito de anchovas e sardinhas bebê (peixe miúdo), conservados em sal e misturada com pó de pimentão. O jeito que é feito na itália é complicadíssimo, eles fazem todo o processo de cura do "filhote de peixe" fresco, junto com pimentão, endro etc.. depois é colocado num vidro e só pode ser consumido em 3 meses...

Aqui nós vamos simplificar e acho que dá o mesmo efeito!! Vamos usar Aliche ou anchovas. Vocês podem tentar fazer com sardinhas enlatadas, é mais barato, mas num sei se dá o mesmo sabor!!

vamos lá:

100g de anchovas (lavadas em água corrente pra diminuir o sal)
2 pimentões vermelhos grandes picados grosseiramente
6 dentes de alho
1 colher de café de sementes de funcho ou erva doce
1 folha de louro
2 colheres de sopa de extrato de tomate
azeite

Refogue o alho no azeite, depois acrescente os pimentões, o extrato de tomate e anchova... nessa ordem.
Adicione o funcho e mais um pouco de azeite. Bata tudo no liquidificador, coloque mais azeite se ficar muito grosso. Eu não adicionaria sal, pq o aliche já é salgado... mas pode colocar um pouco de pimenta calabresa em flocos ou uma colher de páprica picante.

Em detlahe na foto, O VINHO IMPETU, CABERNET SAUVIGNON,  já postado aqui.. vinho de 27 reais na Grand Cru. Excelente...

Um comentário: