Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Comida japonesa


Já que me comprometi com esse blog de sempre colocar as coisinhas que eu faço. Inspirada na minha tia NORMA, que prepara muito bem essas delícias e me ensinou uns truques, decidi tentar fazer comida japonesa. Me arrisquei fazer ... olhando um videozinho no youtube aqui... outro ali... apanhei no inicinho mas FOI UM SUCESSO... eeeee Eu e o Marco ( meu amor e minha cobaia) adoramos...

Vou tentar colocar aqui um passo a passo do que eu fiz. Eu usei como ingrediente principal o salmão, que é o peço no restaurante... tudo que tenha salmão. Mas do jeito que vamos fazer aqui você pode variar e colocar o que quiser... manga, pepino, cebolinha, e o que a sua criatividade deixar!!

Eu achei que fosse um bicho de 7 cabeças e que num ia dar conta.. e vou te falar.. dá trabalho?? Sim.. mas num é difícil!! vai fazendo... tomando um sakezinho... batendo um papo... e o tempo passa e vc nem viu que passou a noite toda na cozinha hehe

PRIMEIRO... o bendito arroz.   2 copos de água pra 1 copo de arroz. Ferva a água, jogue o arroz, misture um pouquinho  e deixe cozinhar tampado, a fogo brando por apenas 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar mais 10 minutos. Enquanto isso, numa vasilhinha a parte coloque umas 5 colheres de vinagre de arroz (ou o que tiver em casa) adicione 1 colher de sobremesa de açúcar e uma conher de café de sal. Misture bem esse líquido e regue o arroz... mistura bem o arroz e deixa "aberto", se possível espalhe por um prato grande.. para ele receber um ventinho e ficar mais brilhante!!

Pra fazer o SkakeMaki (maki de salmão), que é a folha de alga por fora, arroz e salmão. Você vai precisar de uma esteirinha (eu forro a esteirinha com papel filme nela toda) Em vez de ficar explicando como faz.. assista esse video que está bem explicativo. Lembrando sempre de deixar uma pontinha pra alga "colar" . Eu coloco muito menos arroz do que pede... pq num gosto muito... mas cada um faz como achar melhor!! Inclusive variar nos recheios á vontade.



Pra fazer o califórnia... onde a alga fica pra dentro. voce espalha arroz em toda alga (sem deixar aquele espacinho da "cola", vira (como na foto á esquerda), e coloca o recheio.. Nesse video ele explica direitinho.




Eu amo tudo que tem Skin  (pele do salmão frita) . Como eu compro o salmão aqui na feirinha do centro de convivencia, perto de casa, um salmão fresquinho, que nunca foi congelado, o peixe vem vivo do chile e só é abatido aqui. Eu já peço o japonês da venda, tirar a pele mas com um pouquinho de salmão pra ela num ficar muito fininha. Em casa eu corto as tiras mais largas (porque "encolhe"durante a fritura) passo um mínimo de sal e frito em frigideira bem quente. Fica crocante, delicioso. Faz um bolinho de arroz na mão, pega uma faixinha de alga, coloca o skin e o bolinho e "cola"a alga (com água)




temaki

Já para o temaki, voce vai colocar arroz na metade da alga. e forrar com recheio por cima. Começa a enrolar pela pontae vai girando. Só isso. Nesse caso, da foto, eu fiz o recheio a parte. Uma misturinha de cream cheese, cebolhinha e salmão em cubos.



Sirva com bastante sashimi (Salmão em fatias), Wasabi (erva picante) e ciboulette (cebolinha daquelas fininhas) - fica mais delicado!


Esse foi o resultado da minha noite de testes!!! hehe mesinha na varanda... e um banquete!! (fora o que a gente já tinha beliscado antes de ir á mesa.. hehe ( dê um ZOOM na foto, clica nela, aliás.. cliquem em todas elas pra ver melhor!!!)






Essa foto acima, foi minha querida tia Norma quem fez, e me ensinou e me inspirou pra fazer.  Note o capricho dela, ela colocou flores comestíveis no topo do temaki, rúcula, salsão... estava uma delícia. Obrigada Tia pelo incentivo!! e pelas receitinhas!!!   


Bom gente acho que é só isso. Depois vou ensinar fazer o gengibre em conserva. Mas num ache difícil fazer. Hoje em dia os supermercados tem uma sessão só de cosinhas japonesas.

Resumindo,além de uma boa faca, voce vai precisar de:
1 esteirinha
1 pacote de NORI (alga)
arroz japonês
1 tubo de wasabi
1 molho shoyo

e os recheios que desejar... lembrando que camarão, polvo, lula devem ser cozidos.

3 comentários:

  1. Adoroooooo...faço sempre sushi em casa, até postei lá blog há um tempo atrás...realmente achamos que é difícil mas não é e sempre arrasam né???rsrs


    bjim

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi comida japonesa mas esta tem um bom aspecto.Adorei o seu blog.Beijos.
    Rosa Maria

    ResponderExcluir
  3. Deve ser muito difícil fazer sushi em casa. Eu quero fazer um curso, mas ainda não encontrou um lugar perto da minha casa. Hoje à noite eu tenho um evento na minha casa e eu vou pedir comida para minha casa e todos nós tentamos sushi no futuro para que eu possa cozinhá-los sozinho. Beijos

    ResponderExcluir