Beber bem + comer bem = viver bem...
Ver TODAS as fotos por esse mosaico Clique aqui .





Clique nas fotos para ampliá-las

domingo, 26 de dezembro de 2010

Molho romesco


Estive em Barcelona no restaurante chamado 4Gats (quatro gatos), indicado por minha amiga Celene, esse restaurante tem mais de 100 anos onde Picasso passou grande parte da sua boemia.
O restaurante mantém a decoração do século passado e a comida é divina. Inclusive, quem assistiu o filme "Vicky Cristina e Barcelona" o restaurante foi o cenário de numa cena onde o Javier Barden convida a Vicky e a Cristina para um encontro a 3....
Pedimos um menu cada um (menos de 20 euros por pessoa com direito a entrada, prato principal, sobremesa , água e vinho á vontade) e de entrada veio uma torre de legumes grelhados servidos com "salsa romesco" (foto abaixo)... gente... que delícia. Uma iguaria imperdível que foi criada na cidade de Tarragona pertinho de Barcelona que também tive a oportunidade conhecer pois é onde mora meu cunhado Zé.
Enfim... já tentei fazer várias vezes... todas ficam boas mas acho que nunca fica tão perfeito como a que comi lá.. mas vale a pena fazer pois é muito gostoso!!

ingredientes
2 tomates
2 pimentões vermelhos
1 cabeça de alho
2 fatias de pão italiano
8 castanhas do pará
10 amendoas
4 colheres de vinagre de vinho branco
1 copo de azeite
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Coloque no forno 2 tomates e 2 pimentões grandes inteiros lavados, 1 cabeça inteira de alho, 2 fatias grandes de pão italiano, tudo isso besuntado de azeite (espalha bem usando as mãos) deixe assar até ficar  bem dourado.
Pegue um processador jogue 8 castanhas do pará e umas 10 amêndoas. (seria interessante torrar essas amendoas tb no forno) processe bem tudo e acrescente o pão italiano que já torrou primeiro no forno, sempre com processador em funcionamento, acrescente os tomates e os pimentões assados(alguns tiram a pele- opcional) , acrescente o alho já sem casca e já pastoso, meia colher de sopa de pimenta calabresa em flocos (opcional) , 4 colheres de vinagre de vinho branco e um copo de azeite extra virgem. Servir no outro dia (o gosto fica mais apurado). Sal e pimenta do reino a gosto.

Ideal pra acompanhar verduras grelhadas como beringela.. abobrinha.... pode acompanhar peixes, peito de frango, lombo de porco... pode fazer um sanduiche com pãozinho de sal passar o molho romesco, colocar umas 3 fatias de parma umas folhinhas de rúcula ou alface... ai ai...


Essa foto é o que eu comi no 4gats... ai... que delícia... (esse não foi eu que fiz)

Essa é a placa que fica na porta indicando os 100 anos de restaurante

Nenhum comentário:

Postar um comentário